domingo, 19 de setembro de 2010

"Broadway Baby, learning how to sing and dance...": Confissões de uma bailarina aposentada

"I'm just a Broadway Baby.
Walking off my tired feet.
Pounding Forty-Second Street
To be in a show.

Broadway Baby,
Learning how to sing and dance,
Waiting for that one big chance
To be in a show."

Não, Follies não está em cartaz de novo. Essa explicação toda é para dar introdução ao um novo post tragi-comico (of course) da minha vida em NY: as aulas de dança. Demorou, mas voltei aos estudios de dança. Estou fazendo aulas no Broadway Dance Center de Musical Theatre dance e Ballet - ainda longe das pontas.

Algumas coisas que não mudaram com o passar dos anos: Ainda costuro as sapatilhas em tempo recorde! E a habilidade para fazer o coque sem espelho não sumiu.

Estou curtindo novamente o look bailarina antes de aula, e bailarina depois da aula pelas ruas de NY. O bom é que isso é MUITO comum aqui. É aquela coisa bonita de sair com a malha e meia calça e cabelo arrumado antes, e depois a mesma versão mas acabada. Admito que quase morri de dores musculares depois das primeiras aulas, mas achei que seria pior do que foi. E no BDC a gente saí das aulas acabadas!

Choques culturais na dança:

1) As minhas primeiras duas aulas foram de Musical Theatre. Bom, aí vem o primeiro drama. O que usar na aula???
Para alguém que é da escola de ballet clássico o básico para uma aula de dança é meia calça rosa, talvez uma meia calça preta em cima, malha preta e sapatilha rosa, cabelo preso em coque de bailarina, certo?

Bom, mas theatre dance não é assim. Não tem regras! Você pode vestir o que quiser, assim como pode usar o cabelo como quiser, a única coisa é que na hora das coreografias, as meninas devem usar salto alto, conhecidos como character shoes, em português corista. Agora que já fiz duas aulas, já deu pra ver o que o pessoal usa, e já resolvi o meu problema na capezio. Mas aparentemente tem tanta ciência para os saltos é tão complexa quanto a das pontas.

2) There are boys in the class!!! Não 1, não 2... metade da turma era de rapazes. E destaco, era uma turma de 30 pessoas.

3) É tudo no centro! Barra não existe - por isso deixo aqui um agradecimento para Lauren e Didi pelas aulas de ballet contemporâneo que nos ensinaram a manter o equilibrio mesmo em poses bizarras, e se cair, cair com técnica. Porque os grand-pliés e balances foram complicadinhos. 

4) Na aula: alongamentos e aquecimentos normais, plies (incluindo grand-plié, e destaco novamente, no centro), tondues, diagonal, alguma coisa mais técnica e coreografia.

5) Música: tudo é de musicais! Para dar uma idéia, os pliés são com Don't Rain on My Parade. LOVE IT! E o professor é ótimo!! Muito legal, realmente conhece muito de musical e dança. Até tem um senso de humor meio Silvio (para as ex-alunas do Ballet Studio), por mais que ele não nos chame de "bagaceiras" ou solte frases celebres como "isso aí é perna de bailarina velha". 

A primeira coreografia que eu aprendi foi do Hercules - que não é musical, mas filme da disney e pra dançar tá valendo. E, recadinho especial para aqueles que participaram das audições de Hairspray, The Gospel Truth continua me atormentando aqui. Mas era a continuação da musica num tempo MUITO absurdo de tão rápido! Bem challenging, ainda mais porque além dos passos a gente tem que interpretar. Então não nos deixam sofrer muito. 

O clima da aula é muito legal e já deu pra conhecer bastante gente. Tem de tudo, né?! Gente que tá lá pra profissional e outras que vão pra se divertir.   

Bom, agora ao Ballet...

Primeira coisa que preciso dizer é que é muito confortante saber exatamente a ordem que vai ser a aula. Com o caos que é a aula de Musical Theatre, onde eu tenho que ficar 100% atenta, na aula de ballet dá pra relaxar um pouco. E por ser uma aula para iniciantes eu fico mais tranquila ainda pois técnicamente já vi muitas das coisas que eles estão ensinando.

Não estou tão enferrujada como achava, mas finalmente sou a bailarina velha que o Silvio sempre disse que nós eramos. Mas agora eu realmente sou mais perto da "velha" em idade. Pernas acima de 90 graus (para não dizer 45)?! Não existe! Flexibilidade? En dehor? Grandes saltos? Pra quê?!

Coisas muito legais de fazer aulas em NY
1) Piano ao vivo!
2) There are boys in the class!!! Em número menor, mas ainda assim mais de 10.
3) Gente de tudo que é tamanho e idade. Gordinhos, magrinhos, altos, baixos, velhos e novos. Muito legal mesmo.

A aula em si foi ÓTIMA! Mas acho que está longe de ser um begginer. Vamos combinar (gurias do ballet, porque aqui vão termos BEM de ballet) pas de chat, pas de bourrée girando e assim vai  tá longe de ser begginer. Eu quase morri para pegar bem a valsa no centro e o rond de jambe, imagina quem realmente é beginer?!

Quanto ao o que o pessoal usa para as aulas. É bem variado. Tem de tudo, mas o básico do ballet funciona. Eu só fiz uma aula por enquanto, e tentei ser o mais tradicional possível - digamos que estava como o Sílvio diria "fantasiada de bailarina".

A professora era muito estilo Jane Blautt, menos séria e realmente mostrava os exercícios da barra pelo menos. E, pardon my french, PQP!!! O que é a técnica deste ser?! Gente, eu me dei o luxo de parar e realmente assistir ela dançar! É absurdo de tão perfeito!   

A boa notícia é que não estou TÃO enferrujada quanto eu achava. Até encarei a primeira fila nas aulas. O que é um desafio para alguém que tá voltando às aulas de dança.

Bom e já que por motivos óbvios não coloquei fotos neste post vou deixar aqui o vídeo da minha apresentação favorita de Broadway Baby, no Hey! Mr. Producer


Sem dúvida Broadway Baby, do musical Follies, é uma das minhas músicas favoritas pelo Sondheim. Além da melodia bem caracteristica dele, cheia de little tricks e notas que não são muito lógicas para os cantores, o texto dela deixa bem claro como é o dia-a-dia para quem quer ter uma carreira nos musicais. E neste vídeo, em especial, temos vários nomes de peso. 

Próximos posts: NY Nightlife, AIESEC, Patti Lupone book signing, e as primeiras aulas do pós!

I LOVE NY!
Aguardem!
Beijos

2 comentários:

Koglin disse...

Ahn...quero fotos desse momento fantástico!!!!!!!

Segue firme aí para honrar as bailarinas aposentadas!!!!!

Beijossss

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pqp !

Devo ter uns 100 anos, tio de bailarina aposentadaaaa !

Eu mereço !

Postar um comentário